Dicas para chegar ao topo do Google!
Ter um site na primeira página do Google depende de vários fatores, é
possível atingir sem investir dinheiro e sem investir muito tempo mas
aí por vezes torna-se necessário algum conhecimento do que se faz.
Hoje decidi partilhar algumas dicas que podem ajudar a alcançar o primeiro lugar numa SERP.
1. Escolher Keywords
Um dos maiores erros que os bloggers fazem é a má escolha de keywords
o que por vezes acaba num mau desempenho nas SERP. Na minha experiência
o erro mais comum é atribuirem unicamente 1 palavra chave.
Dando como exemplo este artigo, o titulo é: «8 dicas para chegar ao
topo do Google», vou usar esta frase como keyword e dividi-la em várias
keywords de forma a abranger um campo de pesquisa maior. Ninguém ou
praticamente ninguém vai pesquisar «8 dicas» e observar os resultados de
pesquisa na esperança de encontrar algo que goste.
De forma a alcançar bons resultados com keywords é necessário pensar
como se fosse-mos pesquisar sobre este assunto. Dificilmente alguém
pesquisará «Chegar ao topo do google», é mais provável que pesquisem
«primeiro lugar no Google», logo aqui tenho 2 keyphrases e se quiser 1
keyword:
* primeiro lugar google
* primeiro lugar
* google
É necessário pensar bem antes de saturar um artigo, página ou site
com keywords, não devemos exagerar. Devemos escolher conjuntos de duas
ou 3 palavras para garantir melhores resultados e evitar usar palavras
generalistas soltas. No exemplo anterior usei «google» como keyword,
dificilmente terei resultados se alguém pesquisar «google» mas como o
objectivo é encontrarem este artigo quando pesquisarem primeiro lugar ou
primeiro lugar google, decidi inclui-la. Outro aspecto para ter em
conta é tentar não ultrapassar os 65 caracteres no campo das keywords.
Isto ajudará com que o bot do Google encare melhor as páginas.
Nota:
O limite não é para cada keyword mas sim para o conjunto total delas.
Espaços, ifens ( – ), underscore ( _ ) contam como caracteres.
2. Títulos apelativos e descritivos
Um bom titulo descreve exactamente o que o artigo, página ou site têm
para oferecer utilizando algumas palavras chave. Convem que o titulo
não seja muito grande senão o Google irá encurtá-lo. Se não me engano os
títulos no Google podem ir até aos 70 caracteres.
Os títulos são cruciais para garantir bons resultados nas SERP e têm
bastante penso no resultados de qualquer motor de busca. Portanto é
absolutamente necessário ter um bom titulo () para a página ou site e
também bons cabeçalhos (h1,h2,h3,h4,h5,h6) nos artigos.
3. Meta Tags
Meta tags são valiosas. No resultado de uma pesquisa o que se
apresenta por baixo dos titulos normalmente são as descrições definidas
nas meta tags.
No caso do Google se um site não possuir uma descrição nas meta tags
ou essa descrição não parecer muito relevante ao que foi pesquisado o
Google irá buscar texto á pagina e apresenta-o como descrição desse
site.
Esta é uma das razões pela qual nas primeiras 3 linhas de cada artigo
gosto de ser objectivo e apenas depois desenvolver um pouco mais.
Como web designer defendo que todos os sites devem ter pelo menos 2
meta tags cruciais que são a description e as keywords. Isto
definitivamente irá garantir melhores resultados do que se não as
possuir.
4. Saber HTML ajuda
No ano passado escrevi um artigo no meu blog pessoal intitulado
Escrever na Internet. Este artigo pretende alertar para o facto de que
escrever na Internet é bastante diferente de escrever num processador de
texto ou em papel. Existem uma série de aspectos a ter em conta e
normas a seguir de forma a ter o artigo, página ou site bem
estruturados. Encorajo todos os leitores a darem uma vista de olhos no
meu artigo e a colocar as vossas questões, de certeza que vos será útil.
5. Tamanho dos Artigos
Quem escreve artigos patrocinados já deparou com a exigência de
limite mínimo de caracteres que regra geral não é inferior a 200
caracteres.
Este aspecto é um componente crucial para um bom desempenho de
qualquer site ou artigo. Os motores de busca indexam todas as palavras,
fazem uma contagem e indexam essa contagem. Quando um utilizador faz uma
pesquisa essa contagem é utilizada como factor de relevância do site.
Um texto curto implica pouco uso de keywords. O uso excessivo de
keywords sucessivas pode fazer com que o site seja considerado SPAM.
Um bom artigo curto terá aproximadamente 200 a 250 caracteres ou poderá ser considerado irrelevante.
6.Não esperes resultados instantâneos
A ansiedade pode ser uma inimiga silenciosa. Por vezes o Google
indexa as minhas páginas em alguns segundos como por vezes leva dias.
Chegar á primeira página do Google é difícil, existem milhões ou biliões
de artigos indexados que é necessário ultrapassar. Isto leva tempo.
Muito ou pouco irá depender de vários factores. Alguns motores de busca
medem a popularidade dos resultados através do número de clicks que
recebem, uns juntam ainda a quantidade de backlinks, etc…
7. Submeter a directorias
Isto irá aumentar a visibilidade do site ou artigo e irá também
contribuir para aumentar o número de backlinks existentes. Contudo é
necessário ter cuidado a submeter a directorias. Um site que um dia tem
100 backlinks e no dia seguinte tem 10 000 é muito suspeito e pode vir a
ser banido do Google o que de certeza irá representar uma enorme perda
de visitas.
8.Não alteres constantemente o conteúdo
Ainda agora quando referi o meu artigo Escrever na Internet reparei que
está muito longo e praticamente sem imagens e é óbvio que precisa de uma
remodelação. Como o artigo já tem mais de 1 ano não vejo qualquer
problema em mexer nele mas caso tivesse publicado há 1 semana já
pensaria duas vezes. Por vezes pode demorar meses para que o artigo
renovado seja actualizado nos motores de busca e se alterares
constantemente o conteúdo de um artigo poderá devolver resultados muito
diferentes dos objectivos que tinhas.
Quanto mais divulgação e melhoramentos fizeres melhores resultados
conseguirás. Tal como referi, não adianta esperar resultados imediatos, a
longo prazo é que estão os ganhos.