America's Army
America's Army pode ser considerado um dos jogos mais irónicos de sempre. Alguns políticos americanos passaram as suas carreiras a lutar contra a violência nos jogos, e eis que surge um jogo de combates mortais produzido pelo exército americano. O jogo na altura em que foi lançado surgiu com alguns bugs, e com poucos servidores. Neste momento o jogo já sofreu algumas actualizações e agora o jogo encontra-se estável e com servidores suficientes.
Uma das características mais positivas no jogo é o facto de este ser grátis, tendo em conta os milhões de dólares gastos no desenvolvimento deste jogo. O único custo deste jogo é o tempo de espera para fazer o download, já que o tamanho deste ultrapassa os 2 Gb de espaço, apesar de estar disponível em CD, mas para isso era necessário adquirir a cópia junto do exército americano.
America's Army procura mostrar as oportunidades de carreira e os valores do exército americano. Ao criar uma conta no jogo não poderás começar a jogar logo online. Terás de primeiro ultrapassar pelo menos quatro missões de treino básicas, para que os servidores online possam estar disponíveis. Também poderás continuar para o modo de treino avançado.
Estas missões de treino poderão retirar um bocado do divertimento do jogo online, mas com estas missões estarás mais preparado para jogar online.
A missão de treino de obstáculos é só para que comeces a habituar-te ao controlo dos movimentos. As outras missões de treino são mais interessantes, já que se foca nas armas disponíveis no jogo.
Quando iniciares o jogo online, a luta será entre o exército americano e o grupo terrorista OpFor. Cada grupo é distinguido através dos uniformes. Actualmente o número de mapas é limitado, mas o exército americano procura sempre lançar os conteúdos grátis para o jogo. Em termos gráficos os mapas têm muito realismo, desde pontes prestes a cair a carros incendiados, entre outros aspectos.
A jogabilidade do jogo baseia-se nos modos do Counter-Strike, em que ambas as equipas têm objectivos opostos, normalmente em que uma ataca e outra defende uma área, e têm de o fazer num período que ronda os cinco minutos. Se caso morreres durante um round terás de esperar, como espectador, até que esse round acabe para que possas voltar a jogar.
Como irás aprender nas missões de treino, poderás esconder-te nos cantos, baixar e rastejar, também poderás andar normalmente ou correr. Mas ao correr a probabilidade de tiro certeiro é inferior do que se andar normalmente. E no caso de estar abaixado, a probabilidade de tiro certeiro aumenta.
Durante o jogo poderás carregar três armas, poderás deixar as tuas armas e pegar nas que se encontram caídas no cenário. Também terás como terceira arma uma serra, que não poderás trocar. As características das armas baseiam-se nas armas reais, e estas até podem chegar a encravar.
Em termos de modelos, texturas e efeitos visuais o jogo está muito bom. E compara-se ou até ultrapassa os jogos de topo da mesma categoria.
Não surpreendendo para um jogo que se baseia em armas reais, o som destas também se encontra no topo da tabela na categoria destes jogos. Desde o disparar ao carregar de uma arma o som é muito idêntico ao real.
Conclusão
America's Army tem muito para oferecer, desde o realismo gráfico ao sonoro do jogo. Mas ainda tem grandes lacunas no que diz respeito ao número limitado de missões no modo offline e ao número de mapas existente no modo online. No modo geral se gostas de um bom jogo first-person shooter, não vais querer perder o America's Army, além de ser grátis.